2016

Clematis x hybrida - Mais de 500 Variedades

17:38:00





A Clematis x hybrida é uma espécie trepadeira pertencente a família botânica Ranunculaceae, originária América do Norte, Ásia e  Europa que se destaca pela floração muito decorativa.
Conhecida popularmente no Brasil como Clemátis ou Clematite, esta bela espécie possui textura semi-lenhosa e folhagem que pode ser sempre verde ou decídua. Originária do hemisfério norte, a planta se adaptou bem aos climas temperados.
As flores da Clematis são isoladas ou reunidas em pequenos grupos e variam muito de forma e tamanho, podem ser simples ou dobradas, abertas (planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, nas mais diversas cores e tons, além de estames longos, como um tufo no centro das flores.
A bela floração que se estende por todos os meses quentes é perfeita para quem pretende cobrir cercas ou muros ou decorar treliças, suportes ou pergolas. O melhor ambiente para cultivar a Clematis é o de sol pleno ou meia sombra, com solo fértil e rico em matéria orgânica e com regas regulares. A planta não aceita encharcamentos, solo seco e nem calor excessivo, porém aprecia o frio.
Para manter a planta com farta floração, folhagem densa e brilhante, é aconselhável adubar periodicamente a planta com NPK 4-14-8.
As podas anuais estimulam o adensamento da folhagem e estimula o seu crescimento. Após um ano de cultivo a planta torna-se mais rústica e ganha mais resistência a doenças e pragas.
Multiplica-se por estaquia, mergulhia e alporquia.





Nome Científico: Clematis x hybrida
Nomes Populares: Clemátis, Clematite
Família: Ranunculaceae
Origem: América do Norte, Ásia, Europa
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Porte: até 3 metros de altura
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Regulares
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Adubação: NPK 4-14-8
Podas: Anuais para adensamento e estimular o crescimento
Multiplicação: Estaquia, mergulhia ou alporquia
Curiosidade: Atualmente já ocorrem em todo o mundo cerca de 290 espécies diferentes de Clematis, e mais de 500 variedades resultantes de hibridizações e melhoramentos genéticos.




Postagens Relacionadas

0 comentários