Conhecendo as Espécies

Urucum - Corante Natural

09:35:00




Os índios aproveitavam as sementes desta bela espécie para a produção de corante e repelente de insetos, mas com o passar do tempo ele chegou até nossa culinária e agora em nossos jardins, sendo muito utilizado como planta ornamental.
É da polpa que envolve as sementes do urucum que é extraído um dos únicos corantes que não fazem mal à nossa saúde, conhecido comercialmente como "colorau". Nutritivo, contém cálcio, ferro, vitamina A, B2 e C, potássio e fósforo.
Além de servir como pintura vermelha para o corpo e objetos de cerâmica, o urucum é muito usado para dar cor e sabor a diversos pratos de nossa culinária, como doces, massas, ensopados, bifes, arroz, feijão, sopas e frango, ele é o principal substituto do extrato de tomate, é natural e basta uma pitadinha para transformar o sabor dos alimentos.
Contudo estes não são os únicos atributos do urucum, ele tem sido muito difundido e cultivado em todo o território brasileiro, e por isso seu uso é bem variado. Do óleo, por exemplo, são preparadas margarinas, e ainda do corante é possível tingir desde tecidos como a seda até ao queijo-do-reino de origem holandesa.
Na medicina popular, a tinta das sementes, ingeridas, serve como antídoto contra uma substância venenosa presente na mandioca-brava. O chá das sementes é expectorante, digestivo e, dizem alguns, até afrodisíaco. Em infusão, as sementes atuam como laxante, combatem algumas afecções cardíacas, bronquites, hemorragias e prisão-de-ventre. O chá das suas raízes tem ação digestiva, anti-inflamatória e cicatrizante sobre feridas. Suas folhas, quando empregadas em infusão, são indicadas para bronquite, faringite e inflamação nos olhos.
Mas além de todas essas propriedades medicinais e alimentícias, ainda tem outras qualidades.




O urucum é uma árvore muito ornamental que, pela beleza das flores e frutos, também pode ser cultivada de forma paisagistica. Outra vantagem é que os frutos costumam aparecer em árvores bem jovens, com cerca de 2 anos.
E as flores, cor-de-rosa, aparecem na Primavera e duram até o Verão, deixando o jardim com um ar alegre e bem colorido.
Se você quiser ter um pé de urucum em casa, não existem maiores problemas. É um arbusto ou arvoreta que atinge entre 3 e 5 metros de altura, e pode ser plantado em grandes vasos, em varandas ou pátios, contanto que a luminosidade seja boa. Antes de plantar, algumas informações botânicas podem ajudar, sem falar que não dá para esquecer das dicas de cultivo.
Faz parte da família das bixáceas, e seu nome botânico é Bixaorellana. Nativo da América Latina, apresenta tronco bem ramificado, medindo cerca de 25 cm de diâmetro, e copa com até 3 metros.
As folhas, grandes e lisas, tem formato de coração e as flores, dispostas em cachos, são róseas ou brancas tingidas de púrpura.
O fruto, também chamado de urucum, tem formato oval, de cor amarronzada e vermelho-vivo, coberta de espinhos. As sementes, pequenas e numerosas, são cobertas por um tipo de polpa, avermelhada ou laranja. Aliás, é desta polpa que vem o nome popular da planta: urucu, que em tupi significa "vermelhão"





Dicas de Cultivo

Clima: úmido, com temperaturas entre 15ºC e 21ºC no Inverno, ressentindo-se contra as geadas
Luminosidade: deve ser plantada em lugares com luminosidade intensa, de preferência a sol pleno
Solo: apesar de rústico, prefere os férteis, com boa retenção de umidade e rico em matéria orgânica. Uma mistura adequada ao plantio seria 2 partes de terra argilosa, 1 de composto orgânico ou esterco bovino bem curtido, e 1 parte de areia lavada
Regas: nos primeiros meses, 2 a 3 vezes por semana, na Primavera e Verão, e 1 a 2 regas semanais, no Outono e Inverno
Propagação: por estacas retiradas de ramos semilenhosos e plantadas com substrato arenoso. Se as estacas utilizadas forem retiradas de árvores que estejam floridas, as novas plantas florescerão mais rápido do que as conseguidas a partir de sementes. Se optar por sementes, saiba que a taxa de germinação é alta, levando em média de 10 a 20 dias para brotar.





Visite também nossos Blogs: Multiflora, Multi Vasos, Mais Plantas, Segredo das Orquídeas, Remédios da Vovó, Pet de Casa, Receitas Tianastacia, Jardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários